• Acupuntura; Agulhas que curam

A acupuntura trata não apenas o sintoma, mas também as doenças energéticas que são diagnosticadas clinicamente e que são a base dos quadros clínicos apresentados pelo paciente

O reconhecimento do exercício da acupuntura como atividade profissional no Brasil é atualmente foco de grandes debates entre os diversos grupos de profissionais interessados em oferecer atendimento à população através desta técnica. A medicina tradicional chinesa (MTC) indica seu uso para cerca de 300 doenças, baseada na experiência de sua adoção como técnica de tratamento para a saúde ao longo dos 5.000 anos da cultura chinesa.


Stress, ansiedade, depressão, insônia, enxaqueca, impotência e até mesmo alterações menstruais ou hormonais são algumas das enfermidades que têm sido tratadas pela acupuntura por aqueles que não conseguem alívio com tratamentos convencionais. “A acupuntura é um tratamento que busca equilibrar o organismo através da inserção, em pontos específicos da pele, de agulhas especiais. Pode-se também utilizar conforme o caso, com estímulos térmicos e elétricos, laser de baixa intensidade, ventosas entre outras formas”, explica naturologista Zeila Bittencourt de Souza, 28 anos, especialista em acupuntura.



Além da avaliação tradicional (exame clínico), o profissional de acupuntura utiliza também os recursos da Lei dos cinco elementos – madeira, fogo, terra, metal e água - que envolve o ser humano, os alimentos, a natureza e tudo que nos cerca. Na primeira consulta o profissional busca estabelecer um diagnóstico de acordo com os princípios da Medicina Tradicional Chinesa. “O profissional lançando mão de uma minuciosa anamnese, exame clínico e solicitando os exames complementares quando necessários, seleciona os pontos (prescrição) de acordo com o diagnóstico, orientando ou associando a outros métodos”, explica a naturologista


Após a limpeza da pele, as agulhas descartáveis são inseridas de forma indolor e deixadas no local, sendo retiradas após vinte a trinta minutos. “Durante o período em que as agulhas estão inseridas, o profissional pode também associar um estímulo elétrico às agulhar e recomenda-se ao paciente não se mover bruscamente, evitando que haja algum desconforto ou complicação. As sessões posteriores podem ser iguais ou ter os pontos modificados, de acordo com a evolução de cada caso em particular”, esclarece Zeila.


A acupuntura não oferece nenhum risco para o paciente, mas a naturóloga lembra que é necessário observar as regras básicas de esterilização. “Usando material esterelizado não há risco de transmissão de doenças. Atualmente as agulhas utilizadas em acupuntura são descartáveis, o que aumenta a segurança para médicos e pacientes, prevenindo a transmissão de doenças como hepatite e HIV”, assegura, lembrando que a acupuntura é indicada para pessoas de todas as idades, inclusive crianças que são submetidas a outro processo chamado auriculoacupuntura, que são pontos colocados no pavilhão auricular.


Quando funciona melhor?


Dores de coluna e de joelho, ciática, ombro e cotovelo doloroso, bursite, tendinite, artrite, torcicolo, lesões por esforços repetitivos (LER/DORT), gastrite, azia, constipação intestinal, bronquite, asma, rinite, sinusite, enxaqueca, cefaléias em geral, vertigem e zumbidos, dores dentárias, formigamentos, ansiedade, depressão, insônia, síndrome do pânico, stress, tensão pré-menstrual (TPM), distúrbios menstruais, corrimentos genitais, sintomas de menopausa, sintomas prostáticos e urinários, hipertensão arterial, palpitações, obesidade, tabagismo, gripe e resfriado, entre outros.









Mais informações:Zeila Bittencourt de Souza
Fone: (41) 3567-7992 e 9199-4450
E-mail´s: zeila_souza@hotmail.com e zeila_acupuntura@yahoo.com.br

8 comentários:

Anônimo disse...

ola boa dia a todos ai apesar de nunca o ter feito , acho este trabalho um dos mais importantes , visto que muitas pessoas o procuram por diversas atitudes , e se sentem cada vez mais aliviadas com tudo aquilo que a acupultura os traz a eles , por isso deve sempre ser divilgada a cada dia , pois com este processo cada vez mais vamos nos tornar nossa vida mais harminiosa

Adalberto Day disse...

Belo trabalho, conversando com um amigo aqui em Blumenau, ele achou sensacional o Blog Comportamento Saudável. A acupuntura , agulhas que curam, parabéns.

Lisandra Glasenapp disse...

Muito esclarecedor o seu artigo. Tinha algumas dúvidas a respeito da acumpuntura... como por exemplo, se eram utilizadas agulhas descartáveis, e para quais "doenças" a acumpuntura é mais recomendada...

Valeu Zeila pelo esclarecimento, e parabéns pela tua atividade.

Bjos

FABRICIO ARAUJO disse...

Ótima terapia, que infelizmente ainda não é bem divulgada no meu estado. Aqui ainda tem-se a visão de que, pelo fato de não haver intervenção cirúrgica, não há efeito evidente, o que é um grave engano. Também pesa o fato do medo coletivo por transmissão de doenças no uso de agulhas, o que de longe só poderia ocorrer com profissionais irresponsáveis. Gostei e indicarei a matéria e o blog sempre que possível.
Grande abraço!

Fabrício Araújo
BOMBEIRO MILITAR
Goiânia-GO

Anônimo disse...

Zeila parabéns

sua matéria é muito relevante para que conheçamos mais os efeitos de tal terapia, sou adpta a acupuntura a mais de 10 anos, vc bem sabe, mas temos que defundir mais a nosso povo, pois sabemos os maleficios dos medicamentos alopaticos e a MTC - Medicina Tradicional Chinesa nos dá essa chance de sermos tratados por as agulhas que curam.
Mais uma vez Parabéns por divulgar essa matéria.

Tania M. S
Curitida - PR
taniamarcia@hotmail.com

Henrique - Curitiba disse...

Matéria muito interessante. Recomendo novas postagens sobre um assunto tão importante, que pode, em muito, ajudar na qualidade de vida em um cotidiano tão cheio de "maus hábitos" que acabam refletindo em nosso corpo. Parabéns a Zeila pelo trabalho e pela esclarecedora matéria.

Anônimo disse...

A Zeila realmente é uma ótima profissional quem morar em Curitba a procure, valerá a pena.

Marilize
Curitiba-PR

BRT REVENDAS disse...

MARCEO SVOBODA DE CURITIBA.
REALMENTE ISSO FUNCIONA FIZ ACUPUNTURA PARA TER FORÇA NA MUSCULAÇÃO E TIVE RESULTADOS ESPANTOSOS. TAMBEM PARA LESÕES É MARAVILHOSO.
PARABENS PELO SEU ATENDIMENTO, E DEDICAÇÃO
marcelo.svoboda@gmail.com

Mais visualizadas na última semana