• Tratamento ortodôntico: eu preciso?


É constante a preocupação de todos com a beleza de seu sorriso. Todos querem sorrir com vontade e orgulho de seus dentes. E isso independe da idade! Dentes perfeitos indicam saúde, auto-estima e melhoram a aparência de qualquer pessoa. Dra. Vanessa Mortari Thiesen, especialista em ortodontia é a convidada do Blog Comportamento Saudável para falar sobre o assunto.

Blog Comportamento Saudável - Uma das especialidades da odontologia que pode ajudar a melhorar a aparência dos dentes é a Ortodontia. Somente crianças podem ser beneficiados por esse tipo de tratamento?
Dra. Vanessa – A ortodontia cuida da prevenção e do tratamento dos problemas de posicionamento dos dentes entre si bem como sua relação com a face. O tratamento ortodôntico pode ser realizado em adultos ou crianças. Até alguns anos atrás era comum tratamento apenas em crianças e adolescentes; e, de fato, nessas fases da vida é que se consegue o beneficio de poder contar com o crescimento e época de erupção dos dentes, o que permite posicionar os dentes adequadamente em suas bases ósseas (maxila e mandíbula) de forma mais harmônica. Mas, independente disso, os adultos também podem ter seus dentes corrigidos, apenas deixa-se de ter o crescimento como um aliado. Essa é uma grande evolução da odontologia, pois os adultos estão cada vez mais preocupados com a sua saúde e apresentação pessoal.

Blog – Muitas pessoas têm vergonha de seu sorriso, algumas chegam a colocar suas mãos sobre a boca para esconder o sorriso que julgam feio e desagradável. Isso é comum?
Dra. – Pesquisas mostram que as pessoas que estão descontentes com seu sorriso ficam descontes e com uma imagem de si mesmas muito prejudicada. Isso tudo pode levar ao aparecimento de problemas psicológicos e de relacionamento. O descontentamento com o sorriso pode reduzir a qualidade de vida das pessoas como um todo – e bem estar físico e emocional fazem parte do conceito de SAÚDE!

Blog – Há vários tipos de aparelhos disponíveis?
Dra. - Hoje, pode-se contar com diversos tipos de aparelhos, desde os metálicos, até os estéticos (feitos de porcelana), linguais (ficam por trás dos dentes) e os ditos "invisíveis" (feitos de acrílico). Além desses citados anteriormente (fixos/colados aos dentes) há os móveis que, em alguns casos, podem resolver o problema.

Blog – Quais as razões para se realizar um tratamento ortodôntico?
Dra. – Os principais motivos, sem dúvida, são estética e função. Pessoas com dentes que não estão bem alinhados, que apresentam dificuldade para mastigar, com dores de cabeça devido à falta de contato correto entre os dentes, com dificuldade para higienização devido à dentes mal posicionados e apinhados (tortos) ou aqueles que não consideram seu sorriso agradável e bonito – em todas essas situações há a possibilidade da ortodontia atuar e trazer melhorias incríveis.


Mais informações:

Dra. Vanessa Mortari Thiesen
Fone: (48) 3258-0402
E-mail: vanessathiesen@gmail.com

Nenhum comentário:

Mais visualizadas na última semana