• Uso indevido da maquiagem pode comprometer a saúde ocular

Oftalmologista do Hospital CEMA dá algumas dicas de como usar a maquiagem sem prejudicar os olhos

A maquiagem é um item indispensável no ritual da beleza feminina. Lápis, rímel, sombra, delineador e corretivo, são alguns dos produtos que contribuem para realçar ainda mais os traços das mulheres e fazem com que se sintam mais bonitas e atraentes. Porém, é necessário prestar atenção em alguns cuidados ao utilizar a maquiagem na região dos olhos.

De acordo com o oftalmologista do Hospital CEMA, Leonardo Marculino, o uso inadequado dos produtos pode causar lesões na córnea e/ou conjuntiva, já que eles funcionam como um corpo estranho nos olhos. Ao perceber sintomas como vermelhidão local, coceira, inchaço ou qualquer alteração na pele ao redor dos olhos, a mulher deve retirar a maquiagem e procurar um oftalmologista, pois pode estar com algum tipo de alergia.

Além disso, as mulheres devem ficar atentas à data de validade dos produtos, pois, além de não terem o efeito ideal, têm mais chances de causar efeitos colaterais como alergias e o ressecamento da pele no local aplicado. O especialista do CEMA também alerta que não se deve dormir com maquiagem, porque as substâncias contidas nela causam danos às células da pele, gerando envelhecimento precoce e maior possibilidade de surgimento de alergias.

Para retirar a maquiagem, o ideal seria utilizar produtos específicos para a região das pálpebras, já que possui a pele mais sensível. "Deve-se tomar todo o cuidado para não deixar os produtos caírem nos olhos, tanto as maquiagens quanto os demaquilantes", ressalta o oftalmologista. No caso da utilização de cotonete para retirar resquícios de produtos nos cílios, é importante que esteja umedecido e não toque os olhos. Além disso, ele deve estar limpo.

O médico também explica que a maquiagem deve ser de uso pessoal, se for compartilhada, poderá transmitir doenças contagiosas. Para as usuárias de lentes de contato, o especialista afirma que elas podem se maquiar antes ou depois de colocá-las. O importante é tomar os mesmos cuidados para que os produtos utilizados não caiam nos olhos.

Nenhum comentário:

Mais visualizadas na última semana