• A cor da urina e os segredos da saúde


A cor da urina e os segredos da saúde

Pouca gente sabe mas um dos indicadores do estado da nossa saúde é a cor da urina. Sendo o líquido produzido pelos rins e responsável por expelir os resíduos do nosso metabolismo, a urina pode revelar desde aspectos da alimentação à doenças e infecções presentes no organismo.

Veja abaixo, de uma maneira simples, as possíveis cores da urina e o que elas podem representar:

Transparente: Significa que a urina está bastante diluída. Pode representar um excesso de ingestão de água, mas também pode indicar um mau funcionamento dos rins. Beber cerca de dois litros ao dia é o suficiente.

Amarelo claro: Alimentação e saúde estão equilibradas. Continue assim.

Amarelo escuro: Pouca hidratação no corpo. Beba mais líquidos durante o dia.

Âmbar ou mel: Alta desidratação. Você precisa tomar água urgentemente.

Marrom: Suspeite de problemas no fígado quando estiver com "cor de Coca-Cola". Também pode ser por desidratação extrema. De qualquer modo, é melhor procurar um médico.

Avermelhada: Se não comeu muitos alimentos vermelhos - como morango ou beterraba, pode haver sangue misturado à urina. Procure um médico.

Verde: Risco de alguma infecção bacteriana. Ou você só exagerou em alimentos com corantes nessa tonalidade. Alguns medicamentos também podem alterar a coloração da urina. Já sabe, na dúvida, procure um especialista.

Presença de Espuma: pode ser indício de perda anormal de proteína ou infecção.


Dr. Ricardo Benvenutti, nefrologista do Hospital VITA

Nenhum comentário:

Mais visualizadas na última semana